Do alto dos seus 56 anos, José Roberto Gregório fala com orgulho dos 35 anos que está à frente de um dos cartões-postais de Campos do Jordão (SP), o Teleférico do Parque Capivari. Inaugurado no início da década dos anos 70, foi o primeiro teleférico mono cabo de cadeirinhas a funcionar no Brasil.
“Seu Zé”, como é conhecido pelos amigos e funcionários do parque, ajudou milhares de pessoas a enfrentar o medo de subir a uma altitude de 1.500 metros em um dos 74 assentos do equipamento. Ele mesmo, quando andou a primeira vez, também ficou receoso com a altura. É uma extensão de 560 metros percorridos em 5 minutos.
“As mulheres são as que têm mais medo. Pode ser que os homens tenham, mas não demonstram. Muitas delas chegam aqui em cima gritando, mas felizes que só”, diverte-se o operador.
Nascido em Guarulhos, mudou-se com o pai, a mãe e seus 13 irmãos (nove homens e quatro mulheres) com 12 anos para Campos de Jordão. Na cidade, casou-se com uma viúva e tem os enteados como seus filhos.
Em 35 anos trabalhando no Teleférico, “Seu Zé” jura que nunca viu nada estranho acontecendo. Para ele, o equipamento é muito seguro porque passa semanalmente por manutenção. Agora, está ansioso pelas novidades do novo teleférico.
O Parque Capivari reabriu no final de agosto todo repaginado e com as duas primeiras fases de revitalização concluídas. O projeto, que mudou completamente o conceito arquitetônico e urbanístico do antigo parque, vem atraindo milhares de pessoas de todo o país. No futuro, o passeio no Teleférico também poderá ser feito por meio de cabines fechadas com espaço para pequenos grupos.
“Com a repaginação, o parque ficou lindo. As crianças são as que mais se divertem. Querem andar três, quatro vezes. Estou ansioso para ver as cabines fechadas”, completa.
O Parque Capivari adotou todos os protocolos sanitários desde a reabertura. Equipou sua estrutura e treinou seu time para garantir aos visitantes um passeio responsável, seguro e divertido. Com isso, o parque recebeu o selo Turismo Responsável, fornecido pelo Ministério do Turismo, que “carimbou” os locais com boas práticas de higienização e prevenção à Covid-19.
O que o “Seu Zé” quer fazer quando se aposentar? Ele nem pensa nisso. Por enquanto, ele se diverte trabalhando no Teleférico do Parque Capivari, em Campos do Jordão.