Nesses quase 148 anos de história de Campos do Jordão, metade desse período foi dedicado ao tratamento e cura da Tuberculose, atribuindo o município como estância turística após a massificação da vacina em meados dos anos 1950.
Gaspar Vaz da Cunha foi o desbravador da Serra da Mantiqueira entre os anos 1700 e 1715. Ele ficou extremamente impressionado com o que chamou “Paraíso na Terra”, que seria conhecida como Campos do Jordão. E apontou que aqui existia uma exuberante paisagem, ornada de opulenta vegetação, fertilidade do solo, clima excepcional e água salubérrima.
Mas, o pioneiro destas terras foi Ignácio Caetano Vieira de Carvalho, em 1771, que fundou a Fazenda Bom Sucesso e lutou para manter as divisas da cidade do estado de São Paulo e Minas Gerais. Com sua morte, a Fazenda foi hipotecada para Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que a chamou de Fazenda Natal.
Com o passar do tempo, quando iam se referir a essas terras, já não mencionavam mais como Fazenda Natal, e sim aos Campos, e quando alguém perguntava “Que Campos?”, respondiam: Os Campos do Jordão.
Porém, o Fundador foi Mateus da Costa Pinto, que adquiriu os Campos da Fazenda do Jordão em 29 de abril de 1874.
O novo proprietário e sua família desenvolveram intensa atividade comercial, dando oportunidades a quem quisesse construir na cidade. Como ele propagava “As maravilhas esses ares podiam operar”, logo surgiu uma alternativa de tratamento e cura para os sofredores de doenças respiratórias.
Fonte: Cultura Campos do Jordão
SERVIÇO
Parque Capivari
Endereço: Rua Engenheiro Diogo José de Carvalho, 1291
Facebook: https://www.facebook.com/parquecapivari
Instagram: https://www.instagram.com/parquecapivari
Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 21h